quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Vigésima quinta aula do 2° semestre:

Véspera de feriado, muitos alunos faltaram à aula. Então, não seria interessante dar continuidade aos estudos praticados nas últimas aulas, pois muitos iriam ficar para trás na leitura.

Mediante isso, o professor optou por desenvolver uma atividade diferenciada. Aproveitando-se da área arborizada do pátio da escola, que contém bancos de concreto com mesas de mesmo material, encravadas com tabuleiros de xadrez, o professor, juntamente com o colega de Educação Física - N.B.: nesta aula, que foi ao estilo "aulão", ou, melhor, aula transversal, participaram os estudantes da turma T41 e T61 -, ministrou aula transversal a respeito do referido jogo.

Foram vistos os seguintes elementos teóricos:

→ a arqueologia do xadrez:
- os primeiros achados no Egito (tabuleiro de 64 casa (8 x 8))
- a prática do jogo no Oriente Médio
- a origem da terminologia xeque mate; o "Xeique, Sheik, 'ancião', 'chefe', 'soberano', 'líder' ou 'governador'; o 'Rei' morto"
- os nomes das peças na Índia, como, por exemplo: ministro (ao invés de "Rainha"/ "Dãma"), os navios (ao invés das "Torres") e os elefantes (ao invés dos "Cavalos")

→ os nomes das peças hoje
→ a importância relativa das peças ("valor"), segundo Garry Kasparov
→ a diferença entre tática e estratégia
→ a notação algébrica das jogadas (lances): o tabuleiro como uma atriz matemática de linhas (números) e colunas (letras): e4, e5...
→ os lugares do tabuleiro, a importância dos pontos do tabuleiro: o centro, as casas de pressão: a casa f7, por exemplo
→ o centro do tabuleiro como um monte de onde se pode lançar qualquer ataque, segundo, ainda, Garry Kasparov

Os alunos observaram uma rápida partida comentada entre os professores de Geografia e Educação Física, e, depois, passaram a praticar eles mesmos orientados pelos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. EM SEGUIDA, AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: UMA VEZ TENDO LIDO O TEXTO, RESPONDA: 1) Descreva o movim...