Nesta aula, com o objetivo de proporcionar que o aluno conscientize-se sobre o porquê de seu estudo, o professor passou, no quadro magnético, o seguinte abaixo, que deveria ser respondido em uma folha à parte para ser entregue:
→ Por que, afinal de contas você estuda?
→ Qual é, para você, o valor do "saber", do "conhecimento"?
À medida que os alunos iam respondendo e entregando suas folha, o professor ia fazendo novos questionamentos nestas mesmas folha, individualmente, para cada um dos estudantes; isso era feito conforme era pertinente segundo o que os discentes haviam respondido.
Deste modo, os estudantes se depararam com a possibilidade de (re)pensar o seu próprio processo de estudo, e isso não só do ponto de vista do senso comum, financeiro, por exemplo ("eu estudo para ter uma vida melhor"). Oportunidade, pois, de (re)construir a noção do estudo pela busca do conhecimento por ele mesmo - noções que podem serem lidas com mais detalhes, ::: aqui ::: -, como aquilo que pode ser para deleite próprio ("eu estudo por 'Amor' ao 'Conhecimento'").
Blog para o "Registro da Prática" (Diário de Classe) do professor
Donarte Nunes dos Santos Júnior,
da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS, da EMEF JEAN PIAGET,
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:
INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. EM SEGUIDA, AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: UMA VEZ TENDO LIDO O TEXTO, RESPONDA: 1) Descreva o movim...
-
Aula expositiva sobre o Brasil federação: as unidades federativas do Brasil.
-
O professor retomou as aulas passadas ( parte 1 e parte 2 ) fazendo uma série de perguntas aos estudantes que, com suas colocações, foram r...
-
INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, OBSERVE O QUADRO E O GRÁFICO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE: DEPOIS DE TER LIDO OS TEXTOS, OBSERV...
Nenhum comentário:
Postar um comentário