Nesta aula, com o objetivo de proporcionar que o aluno conscientize-se sobre o porquê de seu estudo, o professor passou, no quadro magnético, o seguinte abaixo, que deveria ser respondido em uma folha à parte para ser entregue:
→ Por que, afinal de contas você estuda?
→ Qual é, para você, o valor do "saber", do "conhecimento"?
À medida que os alunos iam respondendo e entregando suas folha, o professor ia fazendo novos questionamentos nestas mesmas folha, individualmente, para cada um dos estudantes; isso era feito conforme era pertinente segundo o que os discentes haviam respondido.
Deste modo, os estudantes se depararam com a possibilidade de (re)pensar o seu próprio processo de estudo, e isso não só do ponto de vista do senso comum, financeiro, por exemplo ("eu estudo para ter uma vida melhor"). Oportunidade, pois, de (re)construir a noção do estudo pela busca do conhecimento por ele mesmo - noções que podem serem lidas com mais detalhes, ::: aqui ::: -, como aquilo que pode ser para deleite próprio ("eu estudo por 'Amor' ao 'Conhecimento'").
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. GRANDE ORIENTE (EJA),
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1ª A 5ª SEMANAS DE AULAS!
Eis que, desde a data na qual o presente Blog foi continuado , já vamos nos encaminhando para o final do mês de março, e, com ele, alcançam...
-
INSTRUÇÃO : OUÇA O PODCAST QUE ESTÁ NO ENDEREÇO ELETRÔNICO, ABAIXO. DEPOIS, RESPONDA O QUE SE PEDE: APÓS OUVIDO O ÁUDIO ACIMA, RESPONDA: 1...
-
Aula expositiva dialogada sobre o movimento de translação da Terra. A traslação é o movimento que o planeta executa em torno do Sol, que d...
-
Hoje, dia 02 de ago., é o último dia de recesso escolar . Amanhã, segunda-feira, dia 02 de ago., voltam as aula, iniciando o 2º Semestre de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário