O professor retomou a última aula, lembrando da dinâmica feita, bem como relatando-a aos alunos que não haviam participado.
Feito isso, o professor passou no quadro magnético a seguinte pergunta: "por que você estuda?".
Dado o breve tempo necessários para que os estudantes respondessem, o professor solicitou que cada um dos estudantes lessem em voz alta a sua resposta.
À medida em que os alunos liam, o professor pontuava as colocações, no quadro magnético, usando a técnica da identificação listada, com reforço positivo.
Concluído isso, como em anos anteriores, o professor introduziu a crítica que Nietzsche (1844-1900) fazia aos estudantes e à educação de seu tempo; época em que, segundo o filósofo alemão, as "as pessoas estavam estudando para o Estado". De posse desta ideia, o professor propôs que os alunos atualizassem o pensamento para os dias de hoje. Ao que surgiu a substituição do termo Estado por Mercado.
Tomando esta noção, a de que, hoje em dia, "as pessoas estão estudando para o Mercado", o professor apresentou a solução de Nietzsche, que é a "das pessoas estudarem para si mesmas".
Uma construtiva conversa se seguiu, com o professor fazendo a devida integração.
Blog para o "Registro da Prática" (Diário de Classe) do professor
Donarte Nunes dos Santos Júnior,
da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADUTOS, da EMEF JEAN PIAGET,
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:
INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. EM SEGUIDA, AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: UMA VEZ TENDO LIDO O TEXTO, RESPONDA: 1) Descreva o movim...
-
Aula expositiva sobre o Brasil federação: as unidades federativas do Brasil.
-
O professor retomou as aulas passadas ( parte 1 e parte 2 ) fazendo uma série de perguntas aos estudantes que, com suas colocações, foram r...
-
INSTRUÇÃO: LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, OBSERVE O QUADRO E O GRÁFICO. AO FINAL, FAÇA O QUE SE PEDE: DEPOIS DE TER LIDO OS TEXTOS, OBSERV...
Nenhum comentário:
Postar um comentário