quarta-feira, 20 de março de 2019

O Sentido do Estudar: parte 3 (conclusão) & O que é Geografia (3ª aula):

O professor retomou as aulas passadas (parte 1 e parte 2) fazendo uma série de perguntas aos estudantes que, com suas colocações, foram relembrando o que havia sido visto. O professor fez o fechamento deste assunto tão importante para a vida futura estudantil dos educandos, qual seja: o de sua relação com o estudo como ato para si mesmo, ato libertador, individual e potencialmente transferível.

Em seguida, introduziu o conteúdo geográfico propriamente dito conversando sobre o que é afinal, geografia.

Fez colocações no sentido de uma geografia como saber que é extremamente ou relativamente antiga, e de uma geografia, como ciência, que é bem mais moderna.

Noções vistas:

► O conceito de Geografia:
→ Etimologia da palavra Geografia e discussão acerca da problemática em conceituar ou definir tal ciência:
para os gregos: geōgraphía, donde: "geō" é "Terra" e "graphía" é "descrição", sendo a Geografia, assim, a ciência que descreve a Terra.

► Geografia como conhecimento antigo (doxa):

→ Os gregos:
Aristóteles (384-322 a.C.), suas observações e a tese de que a Terra era um globo:
a) os eclipses (ver ilustração, abaixo (Figura 1)): a sombra da Terra na Lua é um círculo, e,
b) o afastamento de um barco do horizonte (ver ilustração, abaixo (Figura 2)): as embarcações vão desparecendo à medida que se afastam

(Figura 1: Aristóteles e a forma da Terra. Fonte: SABALA, Samuel Guterres. Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/11735135/>. Acesso em: 20 mar. 2019)

(Figura 2: Navio se afastando do litoral. Fonte: Modificado de ALMEIDA, Ana Paula de Souza Silva; SOUZA, Eloísa de Souza. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3493/objetos-que-desaparecem-no-horizonte>. Acesso em: 20 mar. 2019)


► Geografia como ciência (epistema):

→ Geografia hoje: é a ciência que estuda o espaço, o espaço geográfico, conforme Milton Santos (1926-2001), geógrafo brasileiro (ver fotografia, abaixo (Figura 3)), o espaço pode ser entendido como a Terra, onde o homem está vivendo e promovendo transformações, trocas e relações. A Lua, nosso satélite natural, por exemplo, não é considerada propriamente um espaço geográfico, porque o homem não está fixado lá. Mas, se um dia o homem lá se fixar e passar a promover transformações, relações e trocas, então, a Lua passará a ser espaço.

(Figura 3: Milton Santos (1926-2001): Fonte: Disponível em: <https://baurutv.com/2016/11/11/milton-santos-roda-viva-de-31031997/>. Acesso em 20 mar. 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE DA 2ª QUINZENA: de 16 a 27 de ago.:

INSTRUÇÃO: LEIA O TEXTO ABAIXO. EM SEGUIDA, AO FINAL DO MESMO, FAÇA O QUE SE PEDE: UMA VEZ TENDO LIDO O TEXTO, RESPONDA: 1) Descreva o movim...